24 de set de 2011

FESTA

Quantas vezes temos dúvidas sobre o que usar quando recebemos um convite para uma festa ou evento formal!

                                               
Todos nós  já recebemos um convite para uma festa ou evento, e muitas vezes nos deparamos com uma pequena frase no final informando o tipo de traje adequado para a ocasião. E agora? Com que roupa eu vou? Parece difícil entender o que é esporte, esporte fino, passeio, passeio completo, social, social completo, tenue de ville, black-tie, habillé, rigor e gala. A beleza das palavras agrada aos olhos e ouvidos, mas os termos estrangeiros podem desorientar.  Até aqueles, que se julgam experientes sofrem para decifrar,  o que pode e não pode usar, dependendo do que está indicado. Habillé, por exemplo, surgiu em Veneza e data do século XV, era usado por homens e mulheres elegantes,  Para as  mulheres, um vestido longo ou curto com tecidos mais sofisticados, como tafetá ou cetim. Black Tie, Tênue de Soirée ou Rigor são a mesma coisa, definem sofisticação. Para o homem, a necessidade do smoking, camisa, gravata borboleta e sapatos pretos; no caso das mulheres, vestidos longos ou curtos, mas com transparências, detalhes, bordados e pedrarias. Gala está um nível acima, para ambos. No caso do homem pede casaca, da mulher vestido longo, nunca o curto e muitas jóias, verdadeiras ou bijuterias finas. Uma coisa é certa a elegância não depende das palavras complicadas, portanto sejamos elegantes, confiantes e altivas em ocasiões festivas.

Traje Esporte: Informal, quase aquele traje do dia a dia, muito usado para eventos diurnos e ao ar livre. (sem apelar para shorts ou bermudas).

Traje Passeio: Também chamado de Social, Esporte Fino ou Tenue de Ville, exige um pouco mais de cuidado e certa formalidade. É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado, pois existe certa formalidade presente. Os tecidos são mais nobres, mas continuam sem brilho ou tem brilho suave, como musseline, seda e microfibras. Não carregue na maquiagem nem abuse dos acessórios. As bolsas devem ser médias. Os sapatos têm saltos médios para altos.


Passeio completo / Social: É um estilo mais sério, usado em ocasiões de importância tal como reuniões, encontros de negócios, jantares, apresentações. Tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados, mas, com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com moderação e dependendo da ocasião. Os cabelos e a maquiagem têm que estar mais trabalhados.


Gala / Black Tie / Traje a Rigor: São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.  Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Saltos altos, meia fina (de seda), carteira pequenas ou de metal. Jóias, estolas e echarpes aqui têm seu lugar. A minissaia está proibida e conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário