12 de jan de 2012

RETROSPECTIVA DA MODA 2011


UM MIX DE 2011

É ótimo olhar para trás e ver uma tradicional retrospectiva sob os olhares da moda no ano de 2011. O que foi hit da coleção, o que durou mais, o que o consumidor preferiu esquecer e ainda o que vamos continuar a usar. A moda está em constante evolução com promessas e apostas para o novo ano, seja pela crescente consciência ambiental, pela tendência de relançamento ou nova criação, pela necessidade de economizar, ou por tudo isso junto. Mas por todas as informações recebidas vamos conferir o que foi moda no ano que passou.
 

Uma breve retrospectiva da moda e fatos que marcaram o ano de 2011.

JANEIRO

Fashion Rio apresentou o outono inverno com coleções que abusaram das cores fortes misturadas, modelagens revelando transparências, fendas e decotes sensuais.

Em Milão, nos desfiles masculinos, as coleções mostraram um vale-tudo de cores, sobreposição, pantalonas, infantilização de estampas e efeitos trompe l’oeil.





FEVEREIRO

A semana da moda paulista lançou as tendências para o inverno, apostando no tricô de aspecto artesanal, brilhos e transparência, além de calçados abotinados.

Em Nova York, na semana da moda, os estilistas apresentaram coleções mantendo um equilíbrio entre o chic e o gosto duvidoso.

Os desfiles nacionais e internacionais determinaram a volta triunfal da renda.





MARÇO

Ainda curtindo a semana de moda, presenciamos a demissão do estilista John Galliano da Dior, por ter praticado racismo e elogios a Hitler, incoerentes aos valores da Dior. O relançamento da grife Tierry Mugler, com a presença de Lady Gaga nas passarelas. Exposição no Victoria and Albert Museum de Londres do estilista Yonji Yamamoto e a completa agitação dos bastidores no Minas Trend Preview.




ABRIL

O tricô ganhou status no guarda-roupa de inverno.

A arquitetura como tendência apareceu em cortes e estampas geométricas.




MAIO

Apresentação de peças feitas com produtos naturais e reciclados, em uma revolução nas grifes com conscientização ambiental.

No verão tropical o Fashion Rio lançou coleção explorando a brasilidade, e no Minas Trend Preview uma temporada que apostou em rendas, crochês, vazados e bordados.








JUNHO

Muita cor, saias mais longas e transparências no vestuário nos desfiles da semana carioca. A moda praia com pouco pano e muito apelo, mostrou criatividade. As cores iluminadas em tecidos nobres mostraram formas mais ajustadas e suaves.

Na moda masculina, homens vestidos para impressionar em uma temporada carregada de frescor.




JULHO

Finalmente a indústria da moda contemplou as mulheres de manequim grande “Plus Size”, investindo em modelos tendência.



AGOSTO

Grifes e estilistas nacionais confirmaram o Color Block como forte tendência da temporada primavera-verão.



SETEMBRO

Criadores nacionais e estrangeiros apostaram no movimento das franjas, garantindo mais movimento à temporada primavera-verão.

OUTUBRO

O dourado, cor do ouro, da nobreza e do luxo, foi eleito o principal tom, apostando no brilho como tendência.



NOVEMBRO

Muitas pulseiras ao mesmo tempo, shambalas, vieiras, braceletes, cordões de couro e outras peças mais, viraram febres deixando o pulso da mulher brasileira, mais poderoso do que nunca.



DEZEMBRO

Revelação da cor eleita para o Ano Novo: Tangerine Tango, cor de laranja profundo, remetendo ao por do sol e esbanjando energia.




Aguardem que em 2012 virão muitas outras tendências para compartilharmos e mais coisas para aprender sobre o mundo da Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário