1 de abr de 2012

VELUDO


REDESCOBRINDO O VELUDO



O Veludo, que já foi peça fundamental nos anos 90, é um tecido que além de aquecer, possui um brilho natural, fazendo com que peças simples, se tornem luxuosa, deixando a estação mais rica e aquecida. Conhecido desde a Idade Média, ele continua nobre, mas também ganha um apelo esportivo em tons mais claros ou cotelê, para o dia e para a noite.



Nos desfiles das grifes Gucci, Huis Clos, Animale, Ágatha, Reinaldo Lourenço e Mario Queiroz, entre outros, o veludo teve forte presença nos vestidos. A Huis Clos apresentou vários modelos, mas no geral com modelagens mais soltas e cintura marcada por meio de cintos finos.

Os macacões de veludo vieram longos, porém diferenciados nas mangas, a grife Ágatha apresentou uma modelagem futurista, onde as mangas eram pequenas aberturas na parte da frente.



Tipos de Veludo

Alemão: é um veludo liso de seda ou algodão. Tem brilho intenso e roupas feitas dessa trama ganham ares mais sofisticados, remetendo à antiga nobreza europeia. É o mais caro dos veludos.

Cristal: veludo bem lisinho e brilhante, feito em geral com fios de seda, mais leve e molinho.

Molhado ou Amassado: o brilho lembra o veludo cristal, mas a sua superfície é irregular como se tivesse sido machucado.

Cotelê: veludo canelado, podendo ser de algodão ou algum fio sintético como o raiom ou o poliéster. Atualmente encontramos o cotelê com elastano, o que lhe conferiu maior conforto.

Devorê: o tecido passa por um processo químico que o corrói deixando com uma aparência de desenhos em alto relevo, como se o tempo tivesse comido a superfície da trama.


Como usar o Veludo

Liso ou Cotelê: em roupas esportivas, ir ao trabalho ou em eventos mais formais.

Canelado: em cores mais fortes ele surge em saias, calças, moletons; em cores mais sóbrias e com brilho use em boleros, paletós ou vestidos, ideal para dias frios.




Nunca misture um veludo liso com um cotelê, fica demais. Lembre-se que o veludo já faz o ponto focal. Cortes mais retos e com poucos detalhes ajudam a usar essa tendência se correr o rico de pecar pelo exagero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário