29 de out de 2012

PEQUENO GLOSSÁRIO DO MUNDO FASHION


NOVA TENDÊNCIA
 

 
A cada temporada, uma nova tendência. Sabemos que ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da moda não é nada fácil. Por isso, decidimos dar uma ajudinha criando um pequeno dicionário com alguns termos que vocês não podem deixar de saber!


Andrógino - uma mistura dessas duas características em um mesmo visual. Uma transição entre moda feminina e masculina, cada vez mais presente em criações de looks modernos com a mistura das tendências, bastando para isso combinar peças e acessórios certos. Ex.: Blazer, terninhos, sapato oxford, gravatas, calça boyfriend, estampas tay day e dip day etc.
 
 
 
Boyfriend - O modelo é caracterizado por ter o gancho mais baixo, ser reta, mais larguinha e normalmente ter a barra dobrada. As mais comuns são em jeans, mas óbvio que com esta febre de alfaiataria as versões mais sofisticadas também surgiram. A única recomendação com relação a sapatos é que o salto seja mais grosso, afinal a calça é volumosa e se chocaria com um sapato delicado demais.
 
 
 
Boho – é o resultado de uma mistura dos estilos hippie, étnico, folk e vintage.

 
 
Calça Cropped - É um modelo com a barra mais curta, na parte superior da canela. Pode ser larguinha em cima, ter a barra dobrada ou ser mais justinha.

 
 Candy Colors, cores clarinhas que lembram cor de sorvete, de bala de goma, algodão doce. Aqui no Brasil estão chamando de candy colors, mas lá fora é mais comum chamarem essas cores de tons pastel.

 
 Cap Toe : muito parecido com os scarpins. Ele tem a ponteira de cor diferente do calçado. O modelo está disponível pelas vitrines em forma de sapatilha, scarpim e até botas.

 





Clutch – bolsa ou carteira de mão, geralmente feita de materiais duros.

 
 
 
Color Blocking – tendência que mistura cores vivas e vibrantes em um mesmo look.

 
 
Dip Day- Estampa com nuances de cores em degradê é uma forte tendência da moda. Bem moderna e casual tanto para eles ou elas.

 
 

Espadrilha – sapatos com salto tipo anabela de corda.
 
 

High-low (pronuncia-se “rái-lou”) – vem das palavras em inglês “alto” e “baixo”. O termo é usado para falar de combinações de roupas um pouco mais caras, que pedem um investimento maior, com outras mais baratinhas.

 
 
Hot Pants - são aqueles shortinhos de cintura bem alta, bem justinhos. Também tem como referência a moda das pin ups.

 

Navajo ou Étnico – estilo com referências artísticas e culturais. Por exemplo: roupas que trazem referências indígenas, indianas e africanas; estampas tropicais, itens como penas.
 

Galaxy Print - Estampa inspirada no universo. Combina com todos os estilos, desde o romântico até o rock. Ainda raras no Brasil, elas dominaram leggings, camisas, sapatos e vestidos no USA e na Europa. A dica é combinar uma peça galaxy print com cores neutras

 
 
Girlie – estilo romântico e superfeminino. Caracterizado por estampas florais, cores doces como rosa claro e cintura marcada.

 
 
Ladylike – estilo superelegante e feminino, que, com traços vintage, abusa de laços e detalhes românticos.



Liberty – é aquela estampa floral, miudinha, bem delicada e feminina.

 
 
 
Metal Belt - Cinto com placa de metal que é usado para marcar a cintura em vestidos ou saias.

 
 
Midi Boot – bota com cano no meio da canela.



Minaudière: Acessório de moda feminina.  É uma espécie de carteira, bem pequena e durinha, um pedaço de jóia que pode ser detalhada com pedras preciosas ou semi-preciosas, pérolas e swarovsk. Não cabe muita coisa, mas a bolsa é linda.

 
Minimalismo – Estilo clean, com cores claras e neutras e recortes mais retos e simples. Essa é uma tendência onde menos é mais.

 
 

Moda Boudoir - (lê-se budoar), palavra francesa usada para definir peças inspiradas no universo das lingeries.

 




 

Mullet – blusa ou vestidos, curto na frente, comprido atrás.

 
 

Mules - Os sapatos mule são presos somente na parte frontal e evidenciando o calcanhar, ele se assemelha também a outros calçados como tamancos, clogs e scarpins e possuem certa familiaridade com os stilettos e captoes, por terem em sua maioria, "afiadas" ponteiras.


 

Navy – estilo inspirado nas roupas de marinheiros, com bastantes listras e que tem como principais cores o azul, branco e vermelho.

 
 

Off-White – é um branco puxado para o tom mais pérola ou nude bem clarinho.


 
Oxford – sapato masculino, fechado e de amarrar (lembram os modelos de jogar boliche), que foi adaptado para o armário feminino.


 

Patchwork – trabalho artesanal feito com retalhos de diferentes cores, que dão um toque especial à peça.


 

Peplum - Modelo que tem uma espécie de sainha ou volume ao redor do corpo ou no final da cintura.

 
 

Scarf Prints – Estampas de lenço.

 
 

Sneakers – tênis modernos, geralmente de cano alto. Possuem saltos embutidos em sua conformação. Podem ser combinados com diversos looks e estilos.

 

Spikes – são pontiagudas tachinhas de metal que muitas vezes substituem de maneira mais criativa o brilho dos cristais e paetês.

 

Stiletto - O salto agulha ou stiletto, como os especialistas em moda chamam, são os calçados femininos que tem salto bem alto. É elegante, fino, sexy, podendo ser sandália ou sapato fechado.

 
 

Skinny - Pense numa calça jeans tão justa que vista como um legging.

 
 

Tay Day- é uma técnica de amarrações no tecido, com o tingimento e combinações de todas as cores em pequenas ou grandes partes da roupa. Cada peça é única, pois o trabalho é manual e criativo.


 

Vintage ou Retrô – estilo ou peças com modelagens ou formas mais antigas. Atualmente, busca referências principalmente nas décadas de 50, 60 e 70.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário